Satisfação e desempenho dos servidores técnicos administrativos de uma instituição federal de ensino superior
Resumo
As instituições públicas brasileiras estão voltadas para ações em busca de uma maior valorização de seus recursos humanos, por meio do desenvolvimento de novas políticas organizacionais. Mesmo com todo esse desenvolvimento, ainda há uma carência de informações quantitativas atualizadas que, quando disponíveis, apresentam conceitos difíceis dificultando comparações. Por outro lado, a relação entre satisfação no trabalho e o desempenho tem atraído muita atenção ao longo da história da psicologia industrial e organizacional. Muitos pesquisadores acreditam que exista uma relação causal entre satisfação e desempenho, os estudos empíricos, entretanto, ainda não confirmaram a existência ou não dessa relação. Este trabalho tem como objetivo verificar o impacto dos fatores. Os determinantes da satisfação no trabalho sobre o desempenho individual dos servidores técnico- administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A análise foi realizada por meio de questionários aplicados em servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Santa Maria/RS, de forma aleatória, em seus diversos setores. O presente estudo foi realizado tomando-se por base o questionário desenvolvido por Valle (2007) e rodados com o método PLS Path Modeling (PLS-PM). Os resultados obtidos no estudo apontaram para a variável latente Trabalho Desafiador como principal responsável pelo desempenho percebido pelo servidor. O baixo coeficiente de determinação do modelo sugere que os fatores determinantes de satisfação no trabalho têm pouco impacto no desempenho percebido pelos servidores da Instituição. Estes resultados corroboram com estudos realizados anteriormente.