Bem-estar financeiro: uma análise multifatorial do comportamento maranhense
Fecha
2013-12-19Metadatos
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O bem-estar financeiro é definido como o estado de satisfação com a situação financeira, englobando aspectos subjetivos/comportamentais e aspectos objetivos/socioeconômicos e demográficos. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a influência de fatores comportamentais no bem-estar financeiro. Os determinantes comportamentais da pesquisa são: as compras compulsivas, o materialismo, o comportamento financeiro, a atitude financeira e o conhecimento financeiro. Os aspectos objetivos são as variáveis socioeconômicas e demográficas: gênero, idade, estado civil, filhos, grau de escolaridade, raça, ascendência, ocupação e renda. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Assim, foi realizada uma survey em uma amostra de 629 indivíduos residentes em São Luís - MA. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado. A análise de dados consistiu em técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, sendo realizadas as seguintes etapas: análise do perfil da amostra, análise fatorial dos construtos, desenvolvimento do índice financeiro, identificação das diferenças entre os grupos das variáveis socioeconômicas e demográficas (através do teste t e ANOVA) e análise de regressão. Nos resultados, observaram-se baixos níveis de bem-estar financeiro, de compras compulsivas e de materialismo. Por outro lado, foram verificados altos níveis de comportamento e atitude financeiros. Ainda, o índice de conhecimento financeiro demonstrou um baixo nível de conhecimento financeiro básico, avançado e total na amostra estudada. No que diz respeito ao bem-estar financeiro, identificaram-se diferenças entre os grupos nas variáveis socioeconômicas e demográficas: estado civil, grau de escolaridade, idade, renda, ocupação e raça. A regressão linear determinou que o bem-estar financeiro é influenciado por aspectos relacionados com Investimento e Poupança, Atitude Financeira de Controle e Idade. A aplicação do tema em cenário nacional caracteriza uma inovação do trabalho. Do ponto de vista organizacional, a pesquisa contribui para ações de marketing e políticas de financiamento e crédito.