Caracterização da satisfação dos usuários do sistema municipal de estacionamento rotativo através da aplicação do modelo ECSI
Fecha
2014-03-28Metadatos
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O termo mobilidade é, ao mesmo tempo, causa e efeito do desenvolvimento urbano e está diretamente relacionado com os aspectos econômicos, sociais e ambientais de uma região. O seu planejamento qualificado implica cidades harmônicas, eficientes e democraticamente geridas. Considerando que estacionamentos são definidos como infraestrutura de mobilidade urbana, o objetivo da pesquisa foi o de identificar a percepção dos usuários do serviço municipal de estacionamento rotativo a fim de fornecer subsídios para a construção do Plano de Mobilidade Territorial de Bagé. Para tanto, o presente estudo utiliza o modelo ECSI (Índice Europeu de Satisfação do Cliente) na mensuração das relações que envolvem os usuários do sistema municipal de estacionamento rotativo Pago. O ECSI foi estimado pelo método PLS-PM que se caracteriza por sua robustez diante de modelos estruturais compostos por dados com falta de normalidade. Os dados foram coletados mediante questionários aplicados e respondidos, de forma não aleatória, por 401 usuários do sistema municipal de estacionamento rotativo na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos permitem concluir que o usuário do sistema considera o nível de serviço prestado satisfatório (média 7,65), sendo este constructo mais afetado pela expectativa dos usuários e imagem do serviço prestado. O constructo com menor média foi o valor percebido (média 6,73). Os constructos diferem de forma sistemática apenas para os perfis renda e idade, ou seja, à medida que a idade ou a renda aumentam, a tendência é de que exista uma melhor avaliação dos diferentes constructos.