Alinhamento estratégico do PDI e os projetos de ensino, pesquisa e extensão: estudo nos colégios da UFSM
Resumo
Este estudo se origina na conhecida problemática que envolve a implantação de planos a fim de que se concretizem em ações práticas. Sendo o PDI a proposta de desenvolvimento institucional da UFSM, deveria tal documento servir como norte orientador para a universidade. Ampliando essa afirmação, imagina-se que deveria haver alinhamento entre o PDI e as ações executadas pelas unidades de ensino da Instituição. Considerando tal contexto, o presente estudo pretende identificar e descrever de que forma os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos colégios vinculados à Universidade Federal de Santa Maria (CTISM, Colégio Politécnico e CAFW) alinham-se aos eixos norteadores do PDI UFSM. Para atingir esse objetivo, o estudo revê o conceito e noções gerais de estratégia, de planejamento estratégico na gestão pública, de Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM. Por meio do exame de dados secundários obtidos a partir do acesso ao SIE UFSM, foram estabelecidos cruzamentos entre as categorias de análise definidas e os projetos registrados. Constatou-se que, em sua maioria, os projetos encontram-se alinhados, basicamente aos três primeiros eixos fixados pelo PDI UFSM. O perfil do coordenador dos projetos é de um servidor com menos de cinco anos de exercício na Instituição, mestre ou doutor e com interesse pela pesquisa. Os servidores técnico-administrativos em educação pouco coordenam projetos. Os projetos desenvolvidos pelos coordenadores da carreira da educação básica, técnica e tecnológica encontram-se mais alinhados que os da carreira do magistério superior. O estudo buscou explorar uma nova perspectiva que possa contribuir para o debate no que tange ao processo de planejamento e sua implantação na UFSM.