Mapeamento e gestão de processos aplicados na Pró-reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Santa Maria
Fecha
2014-04-29Metadatos
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No atual cenário a competitividade se mostra cada vez mais crescente, a
globalização e as inovações tecnológicas trouxeram diversas mudanças para as
organizações. Exigindo, principalmente, que as mesmas evoluam para os padrões
mundiais de produção de bens e serviços. As instituições de ensino não fogem a
esse contexto, pois estão engajadas na adoção de novas práticas de melhoria
contínua de seus serviços. Dentro deste contexto, observando a realidade do dia-adia
organizacional da secretaria da coordenadoria de manutenção de uma Instituição
Pública de Ensino Superior, verificou-se que muitas informações se perdem quando
da transferência de uma transação de um grupo (handoffs) para outro por não se
apresentarem devidamente registradas, o que acarreta dificuldades na execução
das atividades. Assim, buscou-se analisar no presente estudo, a forma em que
ocorrem os processos na secretaria da coordenadoria de manutenção da Pró-
Reitoria de Infraestrutura, e como podem ser simplificados e/ou melhorados, visando
a garantir: a padronização e o aumento da sua eficiência organizacional. O estudo
apontou claramente para a necessidade de padronização, além de alguma
automatização dos processos, tendo em vista a melhoria da qualidade dos serviços
prestados por esta unidade organizacional. Neste sentido, apresenta-se como
resultado principal deste trabalho o Manual de processos e rotinas para a secretaria
da coordenadoria de manutenção da Pró-Reitoria de Infraestrutura da Universidade
Federal de Santa Maria/RS.