Estrutura formal e redes sociais informais: um estudo comparativo entre organização pública e privada
Abstract
O presente estudo de multicasos teve como objetivo analisar a influência da estrutura formal no surgimento de Redes Sociais Informais em organizações pública e privada. Optou-se pela pesquisa ser em escolas dos setores público e privado a fim de constatar as implicações, atitudes e condutas dos indivíduos inseridos nas duas situações contrastantes. Dessa forma, no que tange o caráter da investigação, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e quanto à natureza do estudo delineia uma abordagem descritiva. Para definir a estrutura organizacional e as relações formais das escolas foram utilizadas as análises de documentos, entrevistas e observações da pesquisadora. Para o mapeamento e caracterização das Redes Sociais Informais de Informação, Amizade e Confiança foi aplicado o questionário de Kuipers (1999) e Silva (2003), sendo os resultados obtidos pelo software Ucinet 6.0 em paralelo com o NetDraw, cujos sessenta e seis colaboradores da Escola Pública foram codificados por tipos de flores, e os setenta e três funcionários da Escola Privada denominados por árvores de nacionalidade brasileira. A fim de compreender as razões que justificam a citação de determinado ator, foi realizada entrevista semi-estruturada, baseada em Sozen (2012), com todos os participantes. A análise dos dados foi dividida em três categorias, sendo elas, dependência, motivos e consequências do não relacionamento, de modo a observar as relações de poder macro-estrutural e micro-comportamental existentes por meio da contagem de palavras por meio dos softwares NVivo e SAS. A partir dos graus de centralidades das Redes Sociais Informais identificaram-se os atores centrais e os papéis desempenhados de acordo com a classificação de Cross e Prusak (2002). Os principais resultados encontrados expõem que as redes das duas escolas analisadas denotam um alto potencial de relacionamento a ser desenvolvido. O tamanho e densidade das Redes Sociais Informais de Informação e Confiança foram maiores na Escola Privada, e a Rede Social Informal de Amizade foi superior na Escola Pública. Apesar de a Escola Pública utilizar mais contatos informais, a Escola Privada apresenta um maior número de grupos e subgrupos coesos. Confirma-se, portanto, a influência da estrutura formal na formação das relações informais, principalmente na Escola Privada, todavia, o fortalecimento dos laços não está sustentado apenas pelas atribuições do cargo, mas também pelas qualidades pessoais desses atores.