A perspectiva da sustentabilidade do plano de desenvolvimento institucional: um estudo das instituições federais de ensino superior
Fecha
2014-01-24Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo teve como objetivo analisar a perspectiva da sustentabilidade em Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), identificando as dimensões que estão embasando a Missão e Visão de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A pesquisa qualitativa e quantitativa teve como unidades de análise 28 instituições que apresentavam a Missão e a Visão claramente definidas. A primeira etapa consistiu na coleta de dados de um estudo documental, no qual foram observados informações sobre o PDI divulgadas nos sites das IFES (BARDIN, 2011). Na segunda etapa procedeu-se a um estudo qualitativo por meio da técnica de análise de conteúdo e o processo de sistematização progressivo/analógico, com abordagem indutivo-construtiva. Na terceira etapa realizou-se uma análise quantitativa com base na estatística descritiva simples, testes não paramétricos Qui-quadrado e Teste T. As principais evidências apontaram que 28 IFES não possuem o PDI atualizado, conforme a estabelece legislação brasileira. Todas as 28 IFES analisadas possuem a dimensão social presente no PDI, destacando-se como principais palavras chaves em evidência na Missão e na Visão: profissional, conhecimento, referência, científico e produção . Quanto ao perfil, a maioria das IFES incluídas na pesquisa pertence à região sudeste do país, possuem em média 30 mil estudantes e um orçamento médio na faixa de 400 milhões. Das IFES analisadas, 03 não estão com o documento vigente. Na etapa quantitativa, verificou-se que a variável região apresentou associação significativa com a dimensão política nacional, e que, dentre outras, percebeu-se o alinhamento com a diretriz de melhoria da qualidade do ensino, do PNE. Em linhas gerais, verificou-se que a sustentabilidade vem sendo tratada no PDI de maneira incipiente, buscando atender aos objetivos do PNE e algumas políticas do MEC, com foco no ensino, pesquisa e extensão.