Comportamento de cidadania organizacional: sua interação com os valores organizacionais e a satisfação no trabalho
Resumo
Este estudo foi desenvolvido com o propósito de analisar a influência dos valores organizacionais e da satisfação no trabalho nos comportamentos de cidadania organizacional (CCO), considerando a percepção dos colaboradores e gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, concretizada por meio de um estudo de caso em uma empresa fabricante de eletrodomésticos. Inicialmente, na etapa quantitativa, participaram 302 colaboradores pertencentes a diversas posições hierárquicas da Empresa pesquisada, os quais responderam um questionário elaborado a partir dos modelos Escala de Civismo nas Organizações (ECO) de Porto e Tamayo (2003), Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) de Oliveira e Tamayo (2004) e Escala de Satisfação no Trabalho (EST) de Siqueira (1995). Em um segundo momento, na etapa qualitativa, participaram do estudo 10 gestores da Empresa investigada, com os quais efetivaram-se entrevistas semiestruturadas, sendo o protocolo elaborado à luz dos modelos utilizados. Os principais resultados encontrados expõem que, no que tange aos CCO, os comportamentos de Proteção ao sistema e de Cooperação com os colegas foram os indicados pelos colaboradores e gestores como os mais presentes no contexto organizacional investigado. Em contrapartida, na visão dos colaboradores, o Autotreinamento e o comportamento de Sugestão à gestão organizacional são os menos praticados no ambiente de trabalho, contudo, a visão dos gestores apresentou algumas dissensões, visto que apontaram esses comportamentos como recorrentes nos membros da organização. Nas análises relacionadas aos valores organizacionais, identificou-se que, segundo a percepção dos colaboradores e gestores, são prioritários na Empresa o Domínio e conformidade e o Prestígio e realização, enquanto os valores Bem-estar e Autonomia ocuparam lugares inferiores na hierarquia. Em relação à satisfação no trabalho, à avaliação dos colaboradores e gestores demonstrou maior contentamento com as dimensões Satisfação com a chefia e Satisfação com os colegas, e, por outro lado, certa insatisfação arrolada a Satisfação com o salário e as promoções. Ainda, as análises de regressão múltiplas revelaram que o modelo com maior poder de explicação foi representado pela variável Criação de clima favorável à organização no ambiente externo, cuja variância foi explicada em 40,4% pelos valores Prestígio e realização e pelo fator Satisfação com o salário e as promoções, seguido do modelo Proteção ao sistema, no qual a variância foi explicada em 31,1% pelos valores Prestígio e realização e Domínio e conformidade e pelo fator Satisfação com os colegas. Assim, demonstrou-se que os valores organizacionais e a satisfação no trabalho exercem influência nos comportamentos de cidadania organizacional.