Padronização de processos e rotinas do núcleo de controle e manutenção do sistema de pagamento
Fecha
2014-07-17Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A necessidade de maior eficiência administrativa no setor público faz com que a sociedade
exija cada vez mais dos gestores de instituições públicas, que devem priorizar o
desenvolvimento das competências de seus colaboradores, assim como o aproveitamento dos
recursos disponíveis. Para que isto seja possível, é necessário que cada indivíduo conheça a
realidade organizacional como um todo e não somente a função que desempenha. Neste
sentido, nas últimas décadas, tais organizações têm feito uso de algumas ferramentas da área
da Administração Privada em busca de maior qualidade e velocidade nos serviços prestados à
comunidade, tornando suas imagens respeitáveis frente à população. Uma das ferramentas que
vem despertando grande interesse por parte dos gestores de organizações públicas é a
padronização de processos por meio do mapeamento dos mesmos, possibilitando maior
compreensão em como, de fato, os produtos e os serviços são criados, mostrando claramente
os problemas, os gargalos e as ineficiências e proporcionando benefícios, como a redução dos
tempos de ciclos de processos, a diminuição de custos, a melhora na eficiência e eficácia
interna, a melhora na qualidade do trabalho desenvolvido e o aumento na satisfação de todos
os envolvidos. O presente estudo objetivou propor um manual de padronização de processos e
rotinas do Núcleo de Controle e Manutenção do Sistema de Pagamento (NUCOMP) da
Coordenadoria do Sistema de Pagamentos (CPAG) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
(PROGEP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para divulgação e melhor
entendimento na Instituição. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com
abordagem qualitativa e exploratória em relação aos objetivos, utilizando como método o
estudo de caso. A coleta de dados ocorreu no período de março a abril de 2014 e a escolha de
tal setor deveu-se a importância do mesmo para a UFSM, por ser ele o responsável por
gerenciar, alimentar e operar o Sistema Federal que gera a folha de pagamento de todos os
servidores ativos e inativos da instituição. O desenvolvimento deste trabalho trouxe muitas
contribuições, tanto para o meio acadêmico, com reflexões e sugestões para trabalhos futuros,
quanto para o setor alvo de estudo, pois oferece uma visão atual do mesmo e pode
proporcionar a eliminação de atividades desnecessárias e um melhor aproveitamento do
tempo em atividades que, de fato, são relevantes. Por fim, pode facilitar o treinamento e a
disseminação de conhecimento aos novos servidores que ingressarem no NUCOMP, atuando
como um guia prático para o conhecimento da realidade deste local de trabalho.