Qualidade de vida no trabalho e valores organizacionais: a percepção dos técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior
Date
2014-07-31Metadata
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O tema da qualidade de vida no trabalho (QVT) ocupa um importante espaço no meio acadêmico e profissional, por fazer parte do mundo do trabalho desde a década de 60. As organizações começaram a implantar programas de QVT com o intuito de proporcionar melhores condições de trabalho e aumentar a produtividade dos funcionários, ocasionando mudanças no seu sistema de valores. Estes por sua vez ditam regras de comportamentos e são compartilhados pelos indivíduos. No âmbito das organizações os valores orientam seu funcionamento a partir do estabelecimento de metas e objetivos a serem cumpridos por seus membros. Deste modo, este estudo se propõe a investigar a relação entre a qualidade de vida no trabalho e os valores organizacionais segundo a percepção dos técnico-administrativos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os instrumentos de pesquisa consistiram do Total Quality Working of Life (TQWL-42) que mensurou o nível de qualidade de vida dos servidores e o Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) para os valores organizacionais. Foram aplicados 301 questionários nos técnico-administrativos do Campus São Luís da UFMA. Foram realizadas oito entrevistas com a equipe multiprofissional do setor de QVT analisadas por meio do método de análise de conteúdo. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio de estatística descritiva, teste de diferença de médias e correlação de Pearson com o apoio do software SPSS e do Microsoft Excel. Os resultados quantitativos encontrados revelaram que os Aspectos de QVT Serviços de Saúde e Assistência Social, Tempo de Lazer, Recursos Financeiros e Benefícios Extras tiveram níveis baixos de satisfação, enquanto que os demais tiveram níveis considerados satisfatórios. Os valores prioritários percebidos pela amostra foram Tradição, Conformidade, Realização, Prestígio e Preocupação com a Coletividade. Enquanto que os valores de Bem-estar, Autonomia e Domínio obtiveram menores percentuais, sendo percebidos com menos intensidade pela amostra. A correlação de Pearson demostrou que os valores organizacionais de Autonomia, Bem-estar, Realização e Preocupação com a Coletividade tiveram uma correlação grande e média com a maior parte das Esferas de QVT. Enquanto que o valor de Tradição teve correlação pequena ou nula, e os valores Prestígio, Conformidade e Domínio tiveram uma relação pequena ou média com a maior parte das Esferas de QVT.