Percepção dos servidores da Universidade Federal do Maranhão sobre o processo de avaliação de desempenho
Date
2015-01-20Metadata
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O tema da Avaliação de Desempenho constitui assunto dos mais relevantes no cenário organizacional moderno, dada sua importância no contexto das políticas de administração de recursos humanos não apenas das organizações ligadas à iniciativa privada, como também daquelas que fazem parte do Poder Público. De modo geral, a sua implementação vem ganhando destaque nas instituições governamentais ao longo das últimas décadas, por meio de atos legais e normativos cuja eficácia alcançou o universo administrativo das universidades federais, dentre elas a Universidade Federal do Maranhão UFMA, sendo que, nesta ultima, a coordenação das atividades encontra-se a cargo da Divisão de Avaliação de Desempenho. O presente estudo se propõe a analisar a problemática da percepção dos servidores da Universidade Federal do Maranhão sobre o processo de Avaliação de Desempenho, buscando-se verificar como se dá essa percepção e sua correlação com os objetivos institucionais. Os instrumentos de pesquisa consistiram em 270 questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos. Foi realizada uma entrevista com a Diretora da Divisão de Avaliação de Desempenho, cuja síntese compõe, juntamente com os referidos questionários, fonte de informações para as interpretações do processo avaliativo ocorrido na UFMA. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio de estatística descritiva. Os resultados quantitativos obtidos revelaram que os servidores que participaram da pesquisa conhecem a Avaliação de Desempenho sendo que muitos deles já participaram mais de uma vez desse processo, e que não se opõem a sua realização por considerarem importante que se avaliem os profissionais e que se conheçam os fatores que os motivam a trabalhar e a realizar suas atividades com melhor performance. Apesar disso, os resultados das avaliações carecem de maior divulgação junto aos servidores e da possibilidade de os subordinados avaliarem suas chefias, restando entre eles a ideia de que sua aplicabilidade se encontra mais voltada a interesses de ganhos salariais, numa perspectiva meritocrática, onde sua finalidade precípua seria a de contribuir para a política de encarreiramento profissional.