O processo de internacionalização de instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria
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2015-03-28Metadatos
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É possível observar o processo evolutivo internacional das políticas
educacionais que vem se manifestando em diferentes níveis e intensidades de
acordo com os países e as regiões (AKKARI, 2011). Tais mudanças educacionais
têm resultado em grandes reestruturações escolares que afetam e são afetadas
mundialmente (AKKARI, 2011). Diante desse contexto, este estudo teve como
objetivo analisar as práticas de internacionalização promovidas pela Universidade
Federal de Santa Maria, identificando as razões que estimulam esse processo,
assim como as ações e estratégias organizacionais e programáticas utilizadas para
internacionalização, com base no modelo teórico de Knight (2004). Para tanto,
realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, tendo como unidade de
análise os Programas de Pós-Graduação com conceitos 6 e 7, avaliados pela
Capes, os quais já apresentam significativo desempenho internacional. A primeira
etapa da coleta de dados constituiu um estudo documental de informações
disponíveis no site da instituição. Na segunda etapa, foram efetuadas entrevistas
com 6 (seis) profissionais que participaram, direta ou indiretamente, do processo de
internacionalização da universidade, utilizando como base para as entrevistas o
roteiro de Miura (2006). A análise dos resultados apresentados neste estudo revelou
que a UFSM, embora desenvolva a internacionalização com um crescente número
de estudantes e professores em mobilidade acadêmica e um significativo número de
convênios com instituições estrangeiras e associações com grupos estrangeiros,
ainda apresenta fragilidades em suas estratégias organizacionais e programáticas,
necessitando institucionalizar políticas de internacionalização na cultura da
instituição.