Qualidade de vida no trabalho: subsídios para um plano de melhoria em função da percepção dos servidores ativos da UFSM
Resumo
O presente estudo objetiva analisar a percepção dos servidores ativos da UFSM em relação à QVT por meio das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor CQVS. Tem-se observado que ao longo dos anos a Instituição tem investido em QVT para os servidores, sendo necessária uma avaliação ampla dessas ações do ponto de vista dos servidores. Inserido neste contexto, o presente estudo de caráter descritivo apresenta uma abordagem quantitativa e qualitativa do problema. Como procedimento técnico baseia-se no estudo de caso como unidade de estudo a Universidade Federal de Santa Maria, uma Instituição Federal de Ensino multicampus, situados nas cidades de Santa Maria (campus sede), Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Silveira Martins e recentemente Cachoeira do Sul, atingindo uma população de servidores docentes e Técnico-Administrativos em Educação TAE de 4.686 servidores. A coleta de dados se deu por meio de análise documental, observação participante e questionário composto de três partes: a primeira para o perfil sóciodemográfico dos respondentes, seguida de questões fechadas de acordo com o modelo de QVT de Walton (1973) e a terceira parte com questões específicas relativas às ações desenvolvidas pela CQVS. O tratamento e análise dos dados, inicialmente foram revisados e codificados numericamente e lançados no software Windows Excel e posteriormente analisados com o auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS. Também foram realizadas análises estatísticas e de frequência relacionadas às variáveis pesquisadas. Com os resultados obtidos foi proposto um plano de ação contendo atividades voltadas a qualidade de vida no trabalho com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas em atendimento as demandas dos Servidores. Destaca-se neste plano a divulgação periódica sobre a CQVS e a divulgação das suas ações nos sites da UFSM e PROGEP, criar uma comissão de visitação na UFSM, realizar pesquisas periódicas sobre QVT na Instituição e criar manual sobre as atribuições e serviços oportunizados aos servidores pela Coordenadoria, além de outras ações apresentadas neste estudo.