A percepção dos servidores técnico-administrativos da UFSM, campus de Frederico Westphalen, quanto aos impactos gerados pelos cursos de capacitação da instituição na atividade laboral
Date
2016-04-12Metadata
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Este trabalho objetivou analisar os impactos gerados pelos cursos de capacitação promovidos pela UFSM na atividade laboral de seus servidores técnico-administrativos, lotados no campus de Frederico Westphalen-RS. Nesse sentido, buscou-se: identificar os cursos de capacitação promovidos pela referida universidade, verificar as principais características do seu processo de planejamento e avaliação, e ainda, verificar a percepção dos servidores técnico-administrativos quanto a aplicabilidade e utilidade dos referidos cursos. No que concerne aos aspectos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se por ser do tipo exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, enquadrando-se como um estudo de caso. Inicialmente, por meio de uma consulta documental na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), foram obtidas informações a respeito dos cursos de capacitação promovidos pela UFSM, sendo, posteriormente, aplicados questionários a Chefe do Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED) e a todos os servidores técnico-administrativos da UFSM, lotados no campus de Frederico Westphalen, visando, respectivamente, a obtenção de informações sobre o processo de treinamento da referida universidade e a percepção sobre os cursos de capacitação promovidos. Os dados obtidos foram analisados por meio dos softwares Excel e SPSS, utilizando-se como instrumentos de análise os cálculos da estatística descritiva (distribuição de freqüência, médias, medidas de dispersão), além da realização do teste de confiabilidade de consistência interna (Alpha de Cronbach). Os resultados desta pesquisa evidenciam que, apesar de a UFSM possuir um processo de treinamento estruturado, baseado principalmente no levantamento das necessidades de capacitação de seus servidores (LNC), outros fatores podem impactar na promoção dos cursos de capacitação, tais como: a disponibilidade ou não de instrutores, a distância entre as unidades universitárias descentralizadas e a sede, a variedade de setores e cargos que demandam capacitação, além da limitação de recursos orçamentários. Desse modo, foram identificados alguns aspectos dos cursos de capacitação promovidos pela UFSM que podem ser aperfeiçoados, como, por exemplo, o treinamento de integração e a promoção de cursos mais específicos, de forma que as informações transmitidas pelos referidos cursos possam efetivamente impactar positivamente nas atividades laborais dos servidores técnico-administrativos participantes dos mesmos. Por outro lado, ficou evidente a importância da ingerência das Chefias na capacitação de seus colaboradores, já que outras motivações também podem influenciá-los na escolha dos cursos de capacitação, como o aumento salarial ou interesse particular. Sendo assim, diante dos resultados obtidos, pode-se sugerir como proposta para o aperfeiçoamento dos cursos de capacitação promovidos pela UFSM, a maior utilização dos meios de tecnologia de informação, tais como os cursos por vídeo-conferência e na modalidade à distância, de forma que as capacitações atendam satisfatoriamente e de maneira homogênea todos os servidores técnico-administrativos, independentemente da localização da unidade universitária.