Sobrecarga de informação no processo decisório: o papel da motivação epistêmica na resposta individual
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar a influência da motivação epistêmica no processo decisório. Foram abordados os temas processo decisório; sobrecarga de informação; motivação epistêmica; quantidade de informações, satisfação e confusão. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvida uma tarefa em que fosse possível estudar múltiplos objetivos em múltiplos cenários, com o auxílio de um Sistema Multicritério de Apoio à Decisão (SAD) e sem o auxílio de um SAD. Realizou-se uma pesquisa experimental em laboratório, utilizando-se uma tarefa decisória com múltiplas alternativas e critérios com vinte e nove sujeitos separados em três grupos experimentais, de acordo com a quantidade de atributos e alternativas. A tarefa, que simula a compra de uma garrafa de vinho para consumo próprio, foi estruturada com o intuito de criar um ambiente de decisão para a realização, com o auxílio do SAD M-MACBETH e sem o auxílio deste, sendo utilizado o protocolo verbal Think Aloud. Testando-se a hipótese, verificou-se que: o efeito da sobrecarga de informação não foi mais fraca para indivíduos com alta motivação epistêmica; o efeito moderador da motivação epistêmica não foi mais fraco nas alternativas do que para os atributos; e indivíduos com baixa motivação epistêmica não perceberam a sobrecarga na forma de alternativas e atributos, resultando em insatisfação e/ou confusão. Assim, não foram encontradas comprovações estatísticas para afirmar a hipótese deste estudo. A discussão dos resultados revela importantes particularidades no processo de decisão, uma vez que os participantes tiveram que escolher, enquanto as pessoas costumam evitar ou adiar a escolha. Ao apontar para o papel da complexidade de informação, é sugerida uma concepção mais ampla sobre a escolha. Tal perspectiva mais ampla deve permitir previsões de quais variáveis podem facilitar ou dificultar o surgimento de efeitos de sobrecarga de informações. Com relação à motivação epistêmica, os achados, neste estudo, não revelam diferenças significativas entre as distribuições das escolhas feitas de acordo com as diferentes condições motivacionais. Isso sugere que, quando confrontados com informações complexas, todos fazem o esforço necessário, independente de serem altos ou baixos na motivação epistêmica, destacando-se, porém, que esse tópico carece de um aprofundamento maior.