Educação para sustentabilidade: contribuições para o desenvolvimento do tema em pós-graduações em administração
Fecha
2016-06-30Metadatos
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A Educação para Sustentabilidade é vista como uma poderosa ferramenta de mudanças e transformações sociais visando uma maior equidade nas relações entre a sociedade e o ambiente. Assim, esta dissertação objetiva analisar o cenário da Educação para Sustentabilidade nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração do estado do Rio Grande do Sul Brasil. Para isso, os nove programas de mestrado em Administração existentes no Rio Grande do Sul foram pesquisados. Em termos de procedimentos metodológicos, uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa foi realizada, visando atender quatro etapas distintas: i) analisar os projetos pedagógicos dos nove cursos, contemplando caracterização das disciplinas e relações com a Sustentabilidade no currículo; ii) Análise documental de todas as 1813 dissertações já publicadas nos mestrados gaúchos, buscando relacionar esses documentos com a Sustentabilidade; iii) análises das publicações oriundas das dissertações visando identificar quais as dissertações verdes foram publicadas em livros, eventos e periódicos e vi) Entrevistas com coordenadores dos programas visando identificar concepções sobre gestão dos programas para a Sustentabilidade e professores de diferentes linhas de pesquisa visando identificar as concepções sobre Sustentabilidade, estratégias de ensino e metodologias de aprendizagem. No total, dezesseis professores e coordenadores foram entrevistados. Os resultados apontam que os projetos pedagógicos dos cursos estão comprometidos com temáticas de regionalidades e com questões sustentáveis, porém quando este aspecto é transferido para as disciplinas dos cursos, este quesito não pode ser mensurado de forma direta. No quesito análise das dissertações, observou-se que estas não possuem grande representatividade, sendo apenas 126 do total de 1813 nos mestrados acadêmicos em Administração do Rio Grande do Sul. Observou-se também que os programas de Pós-Graduação não possuem o incentivo para a gestão sustentável e as concepções dos docentes são particulares e possuem relação com a linha de pesquisa na qual estão vinculados e não com o programa de Pós-Graduação. Desse modo, analisa-se que o cenário ainda é passível de melhorias, como o fomento a publicação de dissertações verdes , a integração de um currículo sustentável e melhorias na gestão sustentável.