A universidade corporativa e a universidade de educação superior
Resumo
Esse trabalho possui como maior objetivo pesquisar as Universidades Corporativas (UCs) em empresas
brasileiras, e busca verificar se a denominação de UNIVERSIDADE empregada à estrutura interna de educação
corporativa está associada aos princípios da Universidade de Educação Superior (UES) brasileira. Como pergunta de pesquisa tem-se: a concepção e as ações da Universidade Corporativa, em empresas brasileiras, estão associadas à geração e disseminação do conhecimento como objetivam as Universidades de Educação Superior? Para respondê-la busca-se realizar os seguintes objetivos: descrever os princípios que caracteriza a UES no Brasil, identificando sua concepção e suas ações; revisar na literatura brasileira conceitos, teorias,
exemplos e relatos sobre as UCs, desenvolvendo uma contextualização do tema no Brasil e caracterizando-as;
identificar a concepção e as ações das UCs; analisar a relação entre a UC e a UES, no que se refere à concepção
e às ações; e verificar até aonde a UC possui sua concepção e ações associadas à geração e disseminação do
conhecimento como objetivam as UES. O referencial teórico pesquisado fundamenta a pesquisa. Esse foi dividido em três subtítulos, a saber: a evolução da gestão do conhecimento nas organizações (treinamento de pessoal, desenvolvimento de recursos humanos e educação corporativa); a Universidade de Educação Superior (concepção e ações); e a Universidade Corporativa (concepção). A partir de então foram formulados os oito princípios que caracterizam a UES, que são o filosófico, da liberdade, da formação básica e geral, do ensino, da pesquisa, da extensão, da democracia e da prática cultural. A metodologia aplicada no estudo foi uma pesquisa
com abordagem empírico-analítica, do tipo levantamento, com a aplicação de um questionário a 12 empresas que
possuem sua estrutura de educação denominada Universidade Corporativa e que estão entre as 100 Melhores Empresas Para se Trabalhar no Brasil e entre as 100 Melhores e Maiores Empresas no Brasil, ambas na Edição de 2003, da Revista Exame, Editora Abril. As variáveis da pesquisa são a concepção e as ações das Universidades e foram operacionalizadas através do Método de Likert (Sistemas Administrativos, num contínuo de 1 a 20). Para a análise utilizou-se de planilhas eletrônicas e o cálculo de fórmulas como médias e contagem, no qual geraram gráficos e auxiliaram na conclusão da pesquisa. Como conclusão do trabalho tem-se que a UC possui os princípios filosófico, da liberdade, da formação básica e geral, do ensino, da pesquisa, da extensão e da prática cultural e não possui o princípio da democracia. Assim, a denominação de UNIVERSIDADE está de
acordo com a concepção e as ações das UESs. Como sugestões para novas pesquisas ressalta-se a necessidade de
verificar o quanto às ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas UCs está sendo desenvolvidas e
aproveitadas na organização, bem como se estas estão gerando o conhecimento e os resultados desejados pelas
empresas, utilizando como metodologia uma pesquisa quantitativa.