Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escolas sustentáveis

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (146.6Kb)
Data
2013-11-29
Autor
Neuls, Débora Luiza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nos dias de hoje é necessário o desenvolvimento de um programa de educação ambiental nas escolas públicas com o objetivo de desenvolver uma cultura de sustentabilidade, a partir do fortalecimento de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, na família e na comunidade. Cabe ao gestor da escola identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas. O ensino da sustentabilidade deve começar com projetos que enfatizem pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisões, o cooperativismo, liderança e a capacidade de comunicação. O que se pretende com este trabalho é que na escola se desenvolva uma gestão democrática e participativa, reorganizando o currículo na perspectiva da educação integral. Foi realizado um estudo de caso em uma Escola de Ensino Médio para estimular a mudança de prática entre a comunidade escolar promovendo a melhoria dos indicadores de sustentabilidade na escola. O trabalho foi realizado através da pesquisa de campo com entrevistas aos alunos e equipe gestora, planejamento de atividades que contemplassem pontos ligados a sustentabilidade e ações práticas para melhoria do ambiente escolar. Ao finalizar o trabalho foi percebido que houve o desenvolvimento da gestão coletiva com exposição e transparência das metas, realização de parcerias para atender as necessidades da escola, considerando que a grande parceria é com professores e funcionários, a implantação de uma cultura de participação comunitária, colaborando para eliminar o medo da manifestação. As decisões tomadas, bem como o acompanhamento e organização das regras tomadas em reuniões de professores, funcionários e alunos.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/499
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.