Escolas sustentáveis
Resumo
Nos dias de hoje é necessário o desenvolvimento de um programa de educação ambiental nas escolas públicas com o objetivo de desenvolver uma cultura de sustentabilidade, a partir do fortalecimento de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, na família e na comunidade. Cabe ao gestor da escola identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas. O ensino da sustentabilidade deve começar com projetos que enfatizem pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisões, o cooperativismo, liderança e a capacidade de comunicação. O que se pretende com este trabalho é que na escola se desenvolva uma gestão democrática e participativa, reorganizando o currículo na perspectiva da educação integral. Foi realizado um estudo de caso em uma Escola de Ensino Médio para estimular a mudança de prática entre a comunidade escolar promovendo a melhoria dos indicadores de sustentabilidade na escola. O trabalho foi realizado através da pesquisa de campo com entrevistas aos alunos e equipe gestora, planejamento de atividades que contemplassem pontos ligados a sustentabilidade e ações práticas para melhoria do ambiente escolar. Ao finalizar o trabalho foi percebido que houve o desenvolvimento da gestão coletiva com exposição e transparência das metas, realização de parcerias para atender as necessidades da escola, considerando que a grande parceria é com professores e funcionários, a implantação de uma cultura de participação comunitária, colaborando para eliminar o medo da manifestação. As decisões tomadas, bem como o acompanhamento e organização das regras tomadas em reuniões de professores, funcionários e alunos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]