A importância da afetividade na relação ensino aprendizagem e o papel do professor gestor
Resumen
O presente estudo visa observar a importância de integrar a afetividade à prática pedagógica. Nos dias atuais vimos muitas dúvidas e discussões referentes à aprendizagem e motivação dos alunos e com isso estamos sempre nos perguntando: Que metodologias devemos usar? Quais conteúdos ensinar? Quais estratégias para desenvolver a autoestima no nosso dia a dia? Como a afetividade pode mudar a realidade educacional a qual vivemos na atualidade? Como ela pode interferir na relação professor e aluno e qual o papel do professor gestor para o sucesso deste resultado positivo e animador do trabalho que o professor irá realizar. Essas indagações são dúvidas pertinentes em relação ao contexto educacional brasileiro na atualidade. A pesquisa em questão pretende analisar como os problemas relacionados a esta temática são resolvidos em uma escola no município de Dois Irmãos RS, proporcionando métodos e estratégias para que o indivíduo possa atuar como cidadão consciente de suas capacidades e habilidades como sujeito de sua história. Também socializando o indivíduo e instrumentalizando-o para inserir-se na sociedade e reivindicar seus direitos cumprindo com seus deveres. A escola escolhida para a pesquisa situa-se na zona rural do município com aproximadamente 200 alunos. Trabalho como professora nesta escola, no turno da tarde, atualmente com 18 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa traz como proposta a importância do papel do professor gestor na busca de atividades que desenvolvam o afeto para o sucesso da aprendizagem escolar. Para isso, foram buscados ideias diferenciadas e inovadoras com propostas pedagógicas envolvendo a música em diversas atividades como: poemas, histórias em quadrinhos, livro gigante, teatro, entre outros. Todas realizadas com muito entusiasmo e dedicação, desenvolvendo o afeto, a amizade, a criatividade, o respeito às diferenças e o trabalho em grupo. A culminância destas atividades envolveu a todos na escola (alunos, professores, funcionários, equipe diretiva e pais) com uma linda exposição dos trabalhos realizados. Percebe-se que os alunos tem um resultado muito maior na aprendizagem no momento em que sentem a transparência de carinho que o professor apresenta em sua proposta pedagógica. A experiência foi maravilhosa e gratificante! Não houveram reprovações nesta turma e todos os pais mostraram-se satisfeitos com os resultados obtidos durante este trabalho de pesquisa.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1014]