Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A gestão escolar e o programa PRONATEC em uma escola do SENAC: um estudo de caso

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (535.4Kb)
Data
2013-11-30
Autor
Santos, Alexandra Lisboa Teixeira dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar a gestão escolar em uma escola profissionalizante na aplicação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(PRONATEC), o qual pertence à Política de Educação Profissional e Técnica de nível médio. Em um mundo globalizado onde todos têm direito à educação, a educação profissionalizante, não apenas deve preparar o aluno para o mundo do trabalho, como formá-lo para ser um cidadão capaz de compreender e participar da sociedade que se coloca cada vez mais exigente e complexa na atualidade. Esse programa foi lançado pelo Governo Federal, o qual abre oportunidade ao aluno buscar junto ao ensino básico, a profissionalização mediante parcerias público/privado. A partir de critérios de seleção, compreendido aos alunos matriculados no ensino básico de nível médio, neste caso, o curso é custeado pelo Governo na expectativa de alcançar um dos objetivos do programa, de que a qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do ensino médio das escolas públicas. Diante desse pressuposto e com base na Lei e Diretrizes Bases da educação profissional e do ensino médio, busca-se questionar a gestão escolar no desenvolvimento do PRONATEC em uma escola do SENAC, e também analisar o significado do programa para a escola e para os alunos, referente ao ensino médio público integrado à educação profissional, de forma que possibilite planejar um aprendizado com uma visão de tatear o futuro dos jovens estudantes, motivando-os a concluírem o ensino básico e junto prepara-los para a realidade profissional, comprometendo satisfatoriamente o crescimento intelectual e perspectivas futuras.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/503
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.