Gestão escolar democrática: dificuldades, especificidades e possibilidades a partir da revista Nova Escola
Resumen
Este trabalho apresenta elementos para a compreensão dos processos e das concepções referentes à gestão escolar. Processos estes que envolvem aspectos
pedagógicos, administrativos e financeiros, criando elementos para a apresentação das possibilidades, dificuldades e especificidades para a gestão escolar. A pesquisa tem como objetivo geral: compreender os processos que envolvem a gestão escolar a partir de artigos da revista Nova Escola - Gestão Escolar; bem como seus objetivos específicos: identificar as principais dificuldades apontadas nos artigos da revista Nova Escola no processo de gestão escolar; analisar quais são as especificidades do papel do gestor escolar a partir dos artigos da revista Nova Escola - Gestão escolar; identificar alternativas possíveis de efetivação da gestão escolar a partir dos referenciais teóricos trazidos nos artigos da revista Nova Escola Gestão escolar. Neste sentido, o trabalho tem um caráter de estudo bibliográfico, ou seja, será realizado e aprofundado através de leituras, construindo então um referencial teórico sobre o tema de pesquisa, com vistas ao material encontrado e trabalhado pelos autores. Aliado ao estudo bibliográfico realiza-se uma análise documental através de alguns artigos encontrados e discutidos na revista NovaEscola, em uma série especial denominada Gestão Escolar, revista esta de fácil acesso, baixo custo e que pode ser encontrada com maior facilidade nas escolas, podendo assim trazer conhecimento acessível diante do tema Gestão Escolar. Caracterizam-se como outros referenciais teóricos para a análise Lück (2009), Libâneo, Toschi e Oliveira (2011), além de documentos legais como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Sendo assim,para a compreensão destes processos, as leituras terão ênfase nas particularidades que acercam a gestão escolar, bem como nos profissionais inseridos e na parceria que precisa existir entre a escola e a comunidade escolar assegurada através da gestão democrática, pontos estes descritos que se fazem presentes na gestão escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]