Vídeo + performance: processos com o audiovisual em tempo real
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa em artes visuais, especificamente no
campo da arte e tecnologia. Baseado em uma investigação poética que envolve o
audiovisual com a tecnologia computacional, está concentrado nas experiências em
que o áudio e vídeo são manipulados ao vivo. Por isto, inicia-se com um
levantamento histórico sobre o contexto em que a videoarte surge e, após, delimitase
às experiências realizadas por artistas brasileiros. Paralelamente ao estudo do
vídeo, abordam-se as produções artísticas realizadas com computador e sua relação
com os videoartistas até chegar ao conceito de cinema expandido, o qual se
demonstra pertinente a este estudo do audiovisual em contato com a tecnologia
digital. Ainda com o foco no vídeo e nos recursos computacionais, introduz-se alguns
aspectos referentes à performance e, mais especificamente, à prática do VJ. Então,
traça-se uma relação com um conceito atual da arte contemporânea que defende a
noção do artista da pós-produção. Nesta dissertação, são apresentadas cinco obras
do autor: Projeções de Nós mesmos, Maquínica, Todo dia, Antropaisagem e Fluxo,
as quais servem como base para a discussão realizada nesta pesquisa. Assim, a
partir das questões observadas nas obras, discute-se a noção de autoria e do
improviso nas experimentações estéticas, além de tratar aspectos relativos à
temporalidade e ao conceito da sinestesia na arte.