Gamearte: subversão e diversão na arte contemporânea
Fecha
2013-03-21Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo desta pesquisa, em poéticas visuais, é de contribuir para pensar a arte contemporânea atual através de uma nova abordagem que parte da ideia de jogo na arte para chegar ao game. Verificam-se os conceitos de subversão e diversão na minha produção pessoal na área da gamearte. Esta reflexão não se restringe somente sobre minha produção, mas também abrange alguns aspectos da arte e tecnologia na arte contemporânea. A metodologia utilizada na pesquisa desenvolve-se no ir e vir entre a prática artística e a teoria que, unidas, tecem o pensamento proposto. Para elucidar a proposição apresentada neste estudo, inicia-se com a abordagem do conceito de jogo, que se origina na filosofia e é adotado pela arte. Do jogo filosófico segue-se para o jogo eletrônico, chamado de game, e quando inserido em um contexto artístico assume-se como gamearte. Ao tentar compreender e delimitar, quando possível, o que seria esta produção em gamearte, exponho a minha experiência pessoal na produção de jogos artísticos. Para fechar esta dissertação apresentam-se outras produções contemporâneas em gamearte, a fim de evidenciar como a diversão e o entretenimento podem integrar a arte contemporânea recente.