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dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorPenz, Viviane Lang
dc.date.accessioned2014-09-30T14:00:34Z
dc.date.available2014-09-30T14:00:34Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/521
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe continued training of the manager takes over the need of personal, cultural and professional growth, covering individual and collective perspectives. The objective of this study consists in pointing some reflections based on a bibliographic study, regarding to the continued and basic training of the school manager in the light of democratic participative management. The school manager needs formation not only basic but also continued to manage the school processes, face the challenges and the demands which arise from the society and from the school itself, and the theoretical reflections are grounded on the present policies, teachers and authors formation such as Luck (2000, 2009, 2011); Libâneo (2001, 2004, 2005); Garcia (1992); Nóvoa (1992) among others. It is an assumption that the manager has knowledge and clarity about the challenges that are daily presented , as well as he tries to develop and invest on the professional competences that are necessary to his job, having as basis the conception of the democratic participative management. Thus it is sated that, having as basis the goals proposed in this study, it is concluded that the basic and continued training of manager teachers comprise the principles of the democratic management that is put into practice through the completion of the mechanisms of participation of the different educational segments with an insightful view on the present public policies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.titleGestão democrática: a formação continuada do gestor escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA formação continuada do gestor apodera-se da necessidade de crescimento pessoal, cultural e profissional, abrangendo perspectivas individuais e coletivas. O objetivo deste estudo consiste em apontar algumas reflexões ancoradas em um estudo bibliográfico, quanto à formação inicial e continuada do gestor escolar à luz da gestão democrática participativa. O gestor escolar necessita de formação, seja inicial quanto continuada, para gestar os processos na escola, enfrentar os desafios e as demandas advindas da sociedade e da própria escola, sendo que as reflexões teóricas estão pautadas nas políticas vigentes, formação de professores e autores como: Luck (2000, 2009, 2011); Libâneo (2001, 2004, 2005); Garcia(1992); Nóvoa (1992) entre outros. Se pressupõe que o gestor tenha conhecimentos e clareza acerca dos desafios que lhe são postos diariamente, bem como procure desenvolver e investir nas competências profissionais que são necessárias ao seu trabalho tendo por base a concepção de gestão democrático-participativa. Portanto, afirma-se que, tendo por base os objetivos propostos desse estudo, conclui-se que a formação inicial e continuada dos professores gestores contemplem os princípios da gestão democrática que se concretiza por meio da efetivação dos mecanismos de participação dos diferentes segmentos educacionais com um olhar criterioso nas políticas públicas vigentes.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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