Gestão democrática: a formação continuada do gestor escolar
Resumen
A formação continuada do gestor apodera-se da necessidade de crescimento pessoal, cultural e profissional, abrangendo perspectivas individuais e coletivas. O objetivo deste estudo consiste em apontar algumas reflexões ancoradas em um estudo bibliográfico, quanto à formação inicial e continuada do gestor escolar à luz da gestão democrática participativa. O gestor escolar necessita de formação, seja inicial quanto continuada, para gestar os processos na escola, enfrentar os desafios e as demandas advindas da sociedade e da própria escola, sendo que as reflexões teóricas estão pautadas nas políticas vigentes, formação de professores e autores como: Luck (2000, 2009, 2011); Libâneo (2001, 2004, 2005); Garcia(1992); Nóvoa (1992) entre outros. Se pressupõe que o gestor tenha conhecimentos e clareza acerca dos desafios que lhe são postos diariamente, bem como procure desenvolver e investir nas competências profissionais que são necessárias ao seu trabalho tendo por base a concepção de gestão democrático-participativa. Portanto, afirma-se que, tendo por base os objetivos propostos desse estudo, conclui-se que a formação inicial e continuada dos professores gestores contemplem os princípios da gestão democrática que se concretiza por meio da efetivação dos mecanismos de participação dos diferentes segmentos educacionais com um olhar criterioso nas políticas públicas vigentes.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]