Ofertar-me: o batuque como propulsor do estado performático
Resumo
Esta dissertação aborda uma pesquisa em performance arte. Disserta-se aqui sobre os mecanismos e chaves que possibilitam que o performer oferte-se, se entregue totalmente para o outro em performance. Esta pesquisa buscou elementos dentro da cultura do Batuque que possibilitassem que o performer enfrentasse o pulo no abismo que é performar, ou seja, que permitissem que ele se jogasse no aqui e no agora diante do outro. Como enfrentar este desconhecido? Ou, principalmente, como entrar em contato com o desconhecido, com o outro? Nesta dissertação apresenta-se a poética e as chaves que o autor utilizou para que algo acontecesse nele, para propor-se a experiências em arte. Tais chaves que o performer encontrou abrem portas, atalhos, para adentrar no estado de performance e, assim, entrar em contato com o público. Estas chaves encontradas no rito do batuque tornaram-se, em sua maioria, parte da poética, ou seja, elementos constitutivos da performance tornando-se, também, o elemento desencadeador da experiência com e perante o outro. Foram criadas cinco Performances a partir desta pesquisa, sendo elas: Como explicar o sacrifício a uma galinha , Enterrado em riquezas o corpo acaba por se sufocar. Sente! Escute , Espirito Santo das 7 Encruzilhadas , Do mesmo barro viestes e Para o mesmo barro voltarás .