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dc.creatorMaia, Carlos Edmilson da Silva
dc.date.accessioned2010-08-04
dc.date.available2010-08-04
dc.date.issued2010-03-26
dc.identifier.citationMAIA, Carlos Edmilson da Silva. CREATION OF A PLATFORM FOR COMPONENT BASED GAME DEVELOPMENT. 2010. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5358
dc.description.abstractGame development presents more challenges as this type of software becomes more complex and detailed. As in the development of traditional software, this growth in scope incurs in a development process that costs more and has a longer production time, increasing the risks faced by companies that wish to enter or maintain themselves in the electronic game market. With this, it becomes increasingly desirable to search and implement tools that allow for the reduction of required resources to develop games. It is also noticeable that there is an increasing need to proved development teams with new tools that allow faster creation of prototypes, enabling them to test and evolve new game ideas in a nimbler and less expensive way. This work presents the project and implementation of a modular platform that aims to solve or lessen the aforementioned problems, offering a tool that allows for the development of games with reduced costs, in addition to simplifying the quick prototyping process. Through the use of a programming approach based on reusable software components written in different programming languages, this work aims to enable methodologies that are able to foster code reuse, to facilitate team work, to reduce development time and to improve the quality of the final product.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSoftware baseado em componentespor
dc.subjectDesenvolvimento de jogospor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectPadrões de projetopor
dc.subjectComponent-based software developmenteng
dc.subjectGame developmenteng
dc.subjectSoftware engineeringeng
dc.subjectDesign patternseng
dc.titleArquiterura para desenvolvimento de jogos com o uso de componentes reaproveitáveispor
dc.title.alternativeCreation of a platform for component based game developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO desenvolvimento de jogos apresenta mais desafios à medida que softwares desse tipo tornam-se mais complexos e detalhados. Assim como no desenvolvimento de softwares tradicionais, esse crescimento do escopo incorre em custos maiores e prazos de produção mais longos, aumentando os riscos enfrentados por empresas do ramo que buscam situar-se ou manter-se no mercado de jogos eletrônicos. Com isso, torna-se cada vez mais desejável buscar e implementar formas de desenvolvimento que possibilitem a redução de recursos necessários para a produção desse tipo de software. Também se observa um aumento da necessidade de disponibilizar às equipes de desenvolvimento novas ferramentas que possibilitem a criação mais rápida de protótipos, permitindo testar e evoluir novas ideias de jogos de forma mais ágil e menos onerosa. Este trabalho trata do projeto e da implementação de uma plataforma modular que objetiva a resolução ou amenização dos problemas citados, oferecendo uma ferramenta que possibilite o desenvolvimento de jogos com custo reduzido, além de simplificar o processo de prototipação rápida. Através do uso de uma abordagem de programação baseada no uso de componentes de software reaproveitáveis escritos em diferentes linguagens de programação, este trabalho busca tornar possível metodologias que sejam capazes de incentivar o reuso de código, facilitar o trabalho em equipe, reduzir o tempo de desenvolvimento e melhorar a qualidade do produto final.por
dc.contributor.advisor1d'Ornellas, Marcos Cordeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794883E4por
dc.contributor.advisor-co1Pozzer, Cesar Tadeu
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794883T3por
dc.contributor.referee1Clua, Esteban Walter Gonzalez
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707920U1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227710P6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor


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