Arquiterura para desenvolvimento de jogos com o uso de componentes reaproveitáveis
Date
2010-03-26Metadata
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O desenvolvimento de jogos apresenta mais desafios à medida que softwares desse tipo tornam-se mais complexos e detalhados. Assim como no desenvolvimento de softwares
tradicionais, esse crescimento do escopo incorre em custos maiores e prazos de produção mais longos, aumentando os riscos enfrentados por empresas do ramo que buscam
situar-se ou manter-se no mercado de jogos eletrônicos. Com isso, torna-se cada vez mais desejável buscar e implementar formas de desenvolvimento que possibilitem a redução
de recursos necessários para a produção desse tipo de software. Também se observa um aumento da necessidade de disponibilizar às equipes de desenvolvimento novas ferramentas que possibilitem a criação mais rápida de protótipos, permitindo testar e evoluir novas ideias de jogos de forma mais ágil e menos onerosa. Este trabalho trata do projeto e da implementação de uma plataforma modular que
objetiva a resolução ou amenização dos problemas citados, oferecendo uma ferramenta que possibilite o desenvolvimento de jogos com custo reduzido, além de simplificar o processo
de prototipação rápida. Através do uso de uma abordagem de programação baseada no uso de componentes de software reaproveitáveis escritos em diferentes linguagens de programação, este trabalho busca tornar possível metodologias que sejam capazes de incentivar o reuso de código, facilitar o trabalho em equipe, reduzir o tempo de desenvolvimento e melhorar a qualidade do produto final.