Jogos sérios em mundos virtuais: uma abordagem para o ensino-aprendizagem de teste de software
Resumo
Este trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando
o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três
dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no mundo virtual OpenSim. Esse jogo simula o
setor de Teste de Software de uma empresa de desenvolvimento de sistemas e visa a
proporcionar conhecimentos relacionados com Estratégias de Teste de Software, motivar os
estudantes e estimular habilidades como comunicação e resolução de problemas. O principal
diferencial do JETS é sua integração com o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
(AVEA) Moodle, que permite ao professor editar os desafios das fases por meio da
ferramenta questionário, de modo que o jogo se adapte aos diferentes currículos dos cursos de
graduação em computação. O JETS também permite a exportação dos casos de teste criados
no jogo para a ferramenta de gerenciamento de Teste de Software TestLink, proporcionando
aos estudantes o contato com uma ferramenta utilizada por profissionais e a aplicação direta
dos conhecimentos adquiridos. A avaliação do JETS foi realizada em uma turma do curso de
Engenharia da Computação na disciplina de Engenharia de Software. Essa avaliação teve
resultados qualitativos muito positivos, pois, segundo os próprios estudantes, os objetivos de
aprendizagem foram atingidos. Além disso, os estudantes relataram, em sua maioria, gostar de
jogar o JETS e disseram, ainda, preferir esse tipo de atividade (jogo sério) à tradicional
neste trabalho, representada por uma lista de exercícios. Portanto, foi possível perceber que a
utilização do JETS pode ser uma alternativa promissora no processo de ensino-aprendizagem
do conteúdo de Teste de Software. De modo que os resultados positivos obtidos na avaliação
do JETS incentivam a realização de outros experimentos.