Equilíbrio postural e propriocepção de acadêmicas com hipermobilidade articular generalizada
Abstract
Analisar e comparar a propriocepção e o equilíbrio postural de acadêmicas do curso de Educação Física, com e sem hipermobilidade articular generalizada. Métodos: Participaram desse estudo 40 acadêmicas, 20 com o diagnóstico de hipermobilidade articular generalizada (GHAG) conforme Escore de Beighton e 20 assintomáticas (GC). O equilíbrio postural foi avaliado numa plataforma de força, em condição bipodal, com olhos abertos e fechados. A avaliação da propriocepção de membros superiores foi realizada com o cinesiômetro, no qual o braço de domínio da participante com olhos vendados foi movimentado passiva e ativamente em três ângulos pré-determinados. A avaliação de membro inferior foi realizada com a fixação de um flexímetro na articulação do joelho dominante da participante, que foi conduzido passiva e ativamente à dois ângulos (flexão e extensão) definidos por sorteio. Fez-se uso do teste U Mann-Whitney para a comparação entre as variáveis de cada grupo e do teste t de student, para a variável de equilíbrio postural-COPml (cm) com os olhos abertos.