As inteligências múltiplas na psicopedagogia
Abstract
O homem é um ser social, racional e emocional, inacabado, criativo que constrói e reconstrói em mediação com o contexto sócio-cultural no qual esta inserida. Diante disso nos questionamos: como os psicopedagogos podem sensibilizar os educandos para que os mesmos desenvolvam suas múltiplas inteligências (Gardner)? Para isso nos propomos através de uma pesquisa participante, aprofundar os conhecimentos acerca do desenvolvimento das múltiplas inteligências (em especial a lingüística, as pessoais: intra e interpessoal e a cinestésico-corporal) através de atividades para a estimulação das mesmas. Desenvolvemos a pesquisa com 14 alunos do 6° ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eno Brum Pires, São Sepé-RS. Foram utilizados vários jogos onde os alunos demonstraram através de sua participação que houve uma mudança significativa no aumento da autoestima, do autoconceito e da capacidade de auto-aceitação, assim como melhorias significativas no relacionamento pessoal e interpessoal. O principal resultado a partir das atividades vivenciadas propostas foram os depoimentos dados que ajudaram para melhoria de concentração no estudo, melhoria nas notas escolares e maior prazer e alegria de permanência no cotidiano escolar. Apesar de acreditarmos que esta pesquisa é inacabada, pois devemos desenvolvê-la ao longo dos anos escolares, pois, acreditamos na indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa, assim como psicopedagogos comprometidos no desenvolvimento de pessoas autônomas, cidadãs conscientes, plenas e felizes.
Collections
- Educação [46]