Educação Física Escolar: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 200
-
A intencionalidade pedagógica da educaçao física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007)Objetivamos analisar a intencionalidade pedagógica de professores de Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em relação ao plano de ensino, ao discurso e à prática pedagógica, bem como analisar a coerência ... -
Inclusão do método pilates na educação física escolar
(2023-01-31)A monografia visa apresentar a proposta do projeto de pesquisa que irá levar o método Pilates para o contexto escolar, com objetivo de capacitar os professores de educação física da rede pública de ensino fundamental da ... -
Inteligência corporal-cinestésica e educação física escolar: relações e possibilidades para a identificação do aluno com altas habilidades/superdotação
(2020-08-31)O objetivo da presente pesquisa foi identificar o que vem sendo produzido na área da Educação Física acerca dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) com a prevalência na Inteligência Corporal-cinestésica. ... -
Análise da produção científica sobre o esporte para crianças na educação física escolar
(2023-02-03)Este artigo analisa a produção científica sobre o esporte para crianças na Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujas fontes foram artigos publicados em periódicos disponíveis no Portal de ... -
Avaliação da educação física escolar no processo da organização do trabalho pedagógico
(2007)Este estudo constitui-se em uma pesquisa teórica onde através da tese defendida por Freitas (2005), que apresenta as categorias objetivo/avaliação enquanto expressão da relação entre a organização do trabalho pedagógico e ... -
Esportes de aventura e/ou radicais no contexto dos novos desenhos curriculares de Educação Física
(2006-08-28)Este estudo apresenta como questão central os Esportes de Aventura e/ou Radicais no contexto dos novos desenhos curriculares de Educação Física. Foram entrevistados 8 professores de Educação Física de 4 instituições de ... -
Participação dos professores de Educação Física nas atividades de formação continuada da rede pública municipal de Santa Maria/RS
(2007)Analisar a participação dos professores em atividade de formação continuada da rede pública municipal de Santa Maria/RS, destacando os da Educação Física Escolar, partindo da análise teórica sobre dados históricos e ... -
Análise do conhecimento teórico-metodológico dos professores em Educação Física do CEFD/ UFSM em relação à sua prática pedagógica
(2006)Este estudo se justifica pelo interesse em contribuir com as modificações do currículo do curso de EF-Licenciatura Plena do CEFD/UFSM, no sentido da qualificação dos métodos de ensino dos futuros professores de EF que ... -
Avaliação na educação física escolar: análise da produção científica da área
(2023-01-30)Objetiva-se analisar como a temática da avaliação em Educação Física escolar é abordada na produção científica, propondo-se a verificar as concepções de avaliação, finalidades, indicativos de uma avaliação considerada ... -
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
(2023-02-03)Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que analisa as contribuições teóricometodológicas da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação do Campo, de modo a compreender ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2008-12-22)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
O perfil dos professores de Educação Física que atuam nas séries iniciais das escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria
(2007)Sendo a Educação Física significativa para formação da criança, efetivou-se este estudo para traçar o perfil dos profissionais desta área atuantes nas séries iniciais das escolas municipais de Santa Maria-RS, a fim de ... -
A aprendizagem significativa na formação de professores de Educação Física
(2022-09-30)O presente estudo, caraterizado como um ensaio-teórico, objetiva iniciar um processo de discussão e reflexão abrangendo a Formação de Professores de Educação Física atrelada a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). ... -
Estratégias metodológicas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas e em aulas de Educação Física
(2007-11-13)Neste trabalho buscou-se verificar as estratégias metodológicas para a inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) em escolas públicas em classes normais de ensino. Participaram da coleta duas escolas ... -
A formação inicial de professores de Educação Física e de Pedagogia: um olhar sobre a preparação para a atuação nos anos iniciais do ensino fundamental
(2007)Objetivamos analisar a preparação que os Cursos de Educação Física e de Pedagogia da UFSM, proporcionam para que os futuros professores possam ministrar aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. ... -
Formação de professor de educação física permeada pelas tecnologias de informação e comunicação no Centro de Educação física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria
(2006-08-28)Analisar a formação de professores de Educação Física permeada pelas TICs no CEFD/UFSM, a partir da análise teórica sobre conceitos e características das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e formação de ... -
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
(2022-09-30)A Educação Física enquanto componente curricular, tem como estimativa básica construir conhecimento sobre a cultura corporal, capacitando o aluno para a regulação, comunicação e transformação em relação ao meio em que ... -
Preparando o professor de Educação Física para a inclusão: formando colegas tutores como estratégia de apoio
(2007-01-02)Analisar a preparação da professora de Educação Física e a formação de colegas tutores como estratégia favorecedora de inclusão de ANEE nas aulas foi o objetivo do estudo. O grupo foi representado por 24 alunos, sendo ... -
Estratégias de comunicação na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007-01-10)Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelos professores de Educação Física (EF) para e em suas aulas com alunos incluídos, auxiliando na melhoria da qualidade de ensino de Alunos ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a concepção crítico-emancipatória
(2008-08-28)O presente trabalho consiste em discutir a possibilidade de contribuições efetivas da Praxiologia Motriz para a abordagem Crítico-Emancipatória. Consiste numa aproximação entre essas temáticas, através da análise teórica ...