Navegação Mídias na Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 356-375 of 640
-
Práticas educomunicativas no contexto escolar: obstáculos e perspectivas
(2014-12-18)A educomunicação tem se demonstrado ferramenta viável na criação de novos tipos de aprendizagem, formais ou informais, com viés mais democrático, igualitário e menos hierarquizado, atendendo a pluralidade e diversidade ... -
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
(2014-12-19)Esse artigo trata do uso das mídias na educação escolar, neste caso o uso dos softwares educativos em atividades didáticas nos anos iniciais, tendo em vista possibilitar um maior suporte pedagógico para a ampliação da ... -
Práticas inovadoras: uso da lousa digital nas aulas de Geografia
(2013)Este trabalho traz uma pesquisa qualitativa realizada em 3 escolas municipais da rede de Tapera- RS, envolvendo o 6º ano, com um total de 48 alunos, enfocando a utilização e avaliando o desenvolver das aulas da disciplina ... -
Processo de alfabetização: um olhar sobre o uso da Rádio Escola como ferramenta de aprendizagem
(2014-12-20)O projeto denominado “Brincando e aprendendo: a gente se comunica?” incluiu durante seu percurso a criação de um programa de rádio da turma que existiu de os anos de junho/2013 a julho/2014 e envolveu 20 educandos do segundo ... -
Processo de ensino-aprendizagem mediado por mídias: oficina de criação - livro virtual
(2012)Este trabalho investigou a relevância para o processo ensino-aprendizagem do recurso educacional oficina de criação existente no portal Educarede como espaço para produção de livro virtual e divulgação das produções de ... -
Produção cinematográfica no ambiente escolar: a criação de filmes-documentários num projeto de identidade cultural e de resgate das origens éticas
(2012)O presente artigo busca relatar a experiência do uso de meios audiovisuais como facilitadores do aprendizado, através da inserção do mundo do cinema com a criação de filmes-documentários, num projeto de identidade cultural ... -
Produção colaborativa de um jornal on-line na escola
(2011-09-30)O presente artigo aborda sobre o projeto educacional, produção colaborativa entre alunos e professoras de um jornal on-line, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Amaral Lisboa, de Rio Pardo / RS. O objetivo ... -
Produção de histórias em quadrinhos mediada pelo computador: desenvolvimento da leitura e da escrita em uma turma de 4º ano do ensino fundamental
(2011-10-16)Este artigo aborda sobre o computador como recurso educacional que apresenta subsídios para potencializar o processo ensino-aprendizagem e propiciar o gosto pela leitura e escrita dos alunos do 4º ano da Escola Estadual ... -
Produção de telejornal como estímulo para o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da expressão corporal
(2013)Uma das grandes questões que envolvem o ambiente escolar é a prática da leitura e escrita e o exercício de sua função social. E na sociedade atual a utilização dos recursos tecnológicos vem tomando espaço cada vez maior ... -
Produção de vídeo aulas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática: discentes em ação
(2013-12-12)O presente artigo aborda o uso da mídia vídeo para gravação de vídeo aulas da área de matemática por alunos do Ensino Médio, baseando-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação ... -
A produção de vídeos como estratégia pedagógica para a construção da identidade dos alunos na educação infantil
(2011)Este artigo apresenta possibilidades através do uso de recursos tecnológicos de ações pedagógicas que promovam a construção da identidade dos alunos das escolas de Educação Infantil do município de Salto do Jacuí/RS. Também ... -
A produção de vídeos educativos como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem da matemática em uma escola da rede municipal de Santa Maria
(2019-03-16)As tecnologias da informação e da comunicação proporcionaram transformações presentes em nossos cotidianos, facilitando questões práticas do dia-a-dia. Deste modo, percebe-se a necessidade da utilização das tecnologias nas ... -
Produção de vídeos em sala de aula: uma nova forma de compor textos
(2011-10-30)O presente artigo mostra a importância da inclusão das novas tecnologias da comunicação, em especial o vídeo, nas aulas de língua portuguesa, visando a diversificação do trabalho com os gêneros textuais. O objetivo desta ... -
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
(2011-12-01)Este trabalho pretende buscar novas alternativas, através de uma ação intencional que torne possível repensar a sala de aula. Um novo modelo, onde a utilização de tecnologias e mídias educativas propicie um ambiente ... -
Produção textual mediada pela mídia informática
(2011-03-20)O computador e à Internet estão mais acessíveis a cada dia na sociedade e não há mais como deixar de utilizar esses recursos tecnológicos na educação e nem como educadores permanecerem alheios a essa realidade. A escola ... -
Produções cinematográficas como recurso didático nas aulas de História
(2011)Está pesquisa investiga a utilização de obras cinematográficas como recurso pedagógico no ensino escolar, para séries finais do ensino fundamental, também podendo ser utilizado no ensino médio, tendo como objetivo verificar ... -
Produzindo vídeos: uma experiência de autoria com os alunos do ensino médio da Escola Estadual José de Anchieta
(2014-12-19)O presente artigo investiga, observa, experimenta e levanta questionamentos quanto o potencial da produção audiovisual como ferramenta educacional e de comunicação. Apresentando um estudo de caso, em que uma produção de ... -
O professor da educação de jovens e adultos no mundo tecnológico
(2011-12-01)Este artigo de conclusão de curso apresenta como tema central o trabalho do professor que trabalha na Educação de Jovens e Adultos, das Escolas Municipais, do município de São Borja. A temática abordada visa refletir sobre ... -
Professores e mídias: uma relação entre conhecimentos, atitudes e capacidades pedagógicas
(2011)O presente estudo apresenta a relação entre as habilidades, conhecimentos e atitudes dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio da zona periférica da cidade de Cachoeira do Sul, RS referente às ... -
Professores versus computadores: a prática da informática em sala de aula
(2011-07-07)O presente artigo visa explorar a informática como um importante recurso potencializador da prática pedagógica dos professores, sendo eles, mediadores do processo educacional. Para isso, o estudo buscou identificar como ...