Possibilidades de inserção das mídias TV e vídeo na educação das crianças de uma turma do 5º ano dos anos iniciais em uma escola na zona rural
Resumo
Este artigo mostra alguns resultados teóricos da pesquisa sobre possibilidades
de inserção das mídias TV e Vídeo na educação das crianças de uma turma do
5º ano dos anos iniciais em uma escola da zona rural do município de Dom
Pedrito/RS. O objetivo é proporcionar aos alunos a inserção das mídias TV e
Vídeo no universo da sala de aula de forma crítica, criativa e reflexiva, seus
desafios e benefícios. Para buscar respostas aos questionamentos
norteadores, embasados em referenciais teóricos, para o presente estudo
optou-se por uma proposta de pesquisa-ação. Para tanto, utilizou-se de
procedimentos como observações in loco, o diálogo, técnicas de entrevistas
e/ou investigações prévias dos conhecimentos dos alunos sobre as maneiras
de utilização das mídias disponíveis em seus ambientes familiar e escolar, no
caso a TV e o Vídeo. A principal conclusão que se pode extrair desse estudo é
que a pesquisa serviu para mostrar que parte, inicialmente, da vontade dos
professores(as) em adequá-las para a aprendizagem após conhecimentos
prévios dos tipos de programações e vídeos que as crianças costumam ver,
pois os alunos estão cercados pelas tecnologias e ignorá-las é impossível.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]