Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
Fecha
2013-09-13Autor
Ferreira, Paula Cristina de Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo tem por objetivo entender quais as possibilidades de ser realizada a adaptação das crianças de 1 a 2 anos no contexto da Educação Infantil a partir da relação da escola com as famílias no sentido da sensibilização para a importância desse momento nas vivências infantis. Assim, são feitas reflexões sobre a infância, a escola de Educação Infantil e a história da Educação Infantil no Brasil. Também serão discutidos os fatores que interferem na adaptação e as manifestações/reações das crianças frente a este momento. Ressalta-se que o processo de adaptação está relacionado a inúmeros fatores, os quais não podem ser analisados separadamente. Da mesma forma, as manifestações/reações das crianças são diversificadas, formando assim um conjunto de elementos que possibilitam diagnosticar se a criança está adaptada ou não à escola. O presente estudo foi feito em uma instituição de Educação Infantil Municipal, em Restinga Sêca/RS. Envolveu oito crianças, com faixa etária entre doze meses a dezoito meses de idade, de uma turma de Berçário. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de observações, fotos, vídeos do cotidiano da turma durante o processo de adaptação, conversas informais com as famílias das crianças pesquisadas e com professores da escola. As análises feitas descrevem a insegurança dos professores frente ao processo de adaptação, a falta de conhecimento e de comprometimento por parte das famílias sobre a necessidade de se acompanhar e valorizar este momento; descrevem ainda a necessidade de a escola repensar estratégias de como conduzir este momento. Estratégias essas que objetivem o comprometimento das famílias perante a adaptação da criança na escola, de forma que traga mais segurança aos educadores, colaborando assim para o trabalho destes, que muitas vezes se veem sozinhos diante dos desafios da adaptação.