Uso da televisão como objeto de aprendizagem no estudo da formação de textos
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma proposta realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Malaquias Pinheiro, que apresentavam dificuldades em escrever textos, organizar ideias e desenvolver a oralidade. Pensando nessas inquietações, foram aproveitados alguns clássicos da literatura infantil que foram transformados em desenhos animados ou adaptados para a televisão, com o objetivo de tirar proveito da influência da televisão na vida das crianças e que possa contribuir como objeto de conhecimento e promover a reflexão e o prazer de aprender a escrever. A proposta foi de apresentar algumas estratégias para se trabalhar tais textos nesse nível de escolaridade, com vistas a proporcionar o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da importância do som nas imagens. Tal trabalho buscou comprovar que a televisão pode ser utilizada como instrumento pedagógico e contribuir para ser um meio educativo, já que pesquisas comprovam que o ver e o ouvir facilitam a aprendizagem.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]