Competências e habilidades requeridas na formação do cirurgião-dentista: percepção de professores e alunos
Date
2010-12-17Metadata
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Quando se discute os aspectos que envolvem o setor saúde, a formação dos recursos humanos tem sido objeto de grande interesse. Nesse contexto, tratando especificamente da Odontologia, debate-se o papel dos cursos na formação dos
profissionais em saúde bucal e sua inserção no mercado de trabalho. Foi realizado um estudo de caso, exploratório descritivo, de abordagem quali-quantitativa, com o
objetivo de conhecer, avaliar e discutir o processo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais no curso de Odontologia da UFSM. Foi utilizado um questionário, com 30 perguntas fechadas, tendo como base as competências e
habilidades requeridas para a formação do profissional de saúde bucal. Também foi constituído um grupo focal. Participaram da pesquisa professores e acadêmicos do
9° e 10° períodos. Os dados foram analisados descr itivamente. Para o grupo focal foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados sugeriram que os alunos se
sentem mais bem preparados do que os professores os consideram, tanto em competências e habilidades técnicas quanto nas com especificidade em saúde coletiva. Tanto alunos quanto professores destacam como melhor preparo a
competência e habilidade que trata do cumprimento de investigações básicas e procedimentos operatórios, e pior preparo no planejamento e administração de serviços de saúde comunitária. O preparo do aluno de Odontologia da UFSM pode estar comprometido quanto ao perfil de egresso do cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção
à saúde, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais.