Deus é eles: práticas religiosas familiares dos imigrantes japoneses em Santa Maria/RS
Date
2013-04-03Metadata
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Esta dissertação está fundamentada em trabalho de campo realizado junto aos imigrantes japoneses da cidade de Santa Maria/RS. Procurei, a partir das saídas a campo, interpretar as práticas religiosas dos japoneses em Santa Maria, as quais são realizadas em cunho doméstico e familiar, conformaram os alicerces da pesquisa e das reflexões apresentadas. O foco central da discussão concentrou-se nas ações, que podem ser relacionadas com a religiosidade ou com o costume, e que englobam o culto aos antepassados, o sentimento de coletividade e as relações familiares, bem como a construção de uma identidade étnica proveniente do contato da cultura imigrante com a cultura do Brasil, compreendido como país adotivo. Para tanto, busquei construir um panorama histórico da imigração japonesa no Brasil e no Rio Grande do Sul até a chegada oficial dos primeiros imigrantes à cidade de Santa Maria, ponderando que, apesar de terem chegado no período posterior a II Guerra Mundial, emigraram para o Brasil com o mesmo objetivo dos primeiros imigrantes, chegados em 1908, de juntarem recursos e voltarem ao país de origem em, no máximo, cinco anos. Verifiquei ainda, como estes japoneses estabeleceram-se e como mantiveram ou não elementos de sua cultura natal na sociedade acolhedora, tanto no sentido de se inserirem na comunidade, como de manterem traços diacríticos que os identificam ainda hoje como japoneses. Através dos diálogos estabelecidos com os interlocutores, pude observar, por meio das memórias por eles contadas, os motivos pelos quais a sua religiosidade conserva-se em âmbito íntimo e familiar e por quais adaptações elas passaram até se configurarem nos moldes em que se encontram atualmente. Com isso, busquei apreender como estas práticas se ressignificaram ao longo dos anos e através das gerações, bem como tentei visualizar as possibilidades de continuidade ou não delas em meio às famílias com quem convivi. Por fim, após buscar referências teóricas para caracterizar o resultado de minhas interpretações sobre as práticas religiosas entre os japoneses, proponho abordar a concepção de ―trama‖ cultural, na qual presenciei elementos como Budismo, Xintoísmo, Confucionismo e Cristianismo em complementariedade, sem a exclusão de uma atividade pela outra.