Gramáticas do consumo: eticidade e engajamento político no Sul do Brasil
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2013-03-28Metadatos
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O presente estudo aborda o fenômeno do consumerismo. Ele tem sido descrito
como um fenômeno histórico que tem engajado pessoas através das práticas de
consumo de diferentes maneiras. Assim, elas dizem respeito principalmente à
utilização dos bens de consumo como estratégia de intervenção política. Neste
sentido, na atualidade o consumerismo é compreendido como um fenômeno
heterogêneo e multifacetado que é utilizado para materializar concepções morais e
visões de mundo a partir de posições críticas em relação ao consumo. Deste modo,
o objetivo desta dissertação é investigar este fenômeno no contexto do sul do Brasil,
tendo por base as práticas de consumo alternativo desenvolvidas no âmbito da
economia solidária. O problema que norteia o presente estudo é o seguinte: para
além de uma racionalidade caracterizada pelo puro interesse que busca maximizar
ganhos e minimizar perdas, o quê preside as escolhas dos agentes em mercados
alternativos? A construção deste problema de pesquisa é informada teoricamente
pela sociologia pragmática de L. Boltanski e L. Thévenot. Desta forma, partindo
destes pressupostos teóricos este estudo também questiona: em que medida
poderíamos compreender o consumo crítico, ou consumerismo em uma feira de
economia solidária, como uma gramática moral governada por valores tais como
cuidado, autenticidade e solidariedade. Com base na pesquisa de campo
desenvolvida na feira de economia solidária de Santa Maria foi possível identificar a
composição de três éticas que justificam e dão sustentação às práticas de consumo
desenvolvidas neste ambiente, a saber: a ética do cuidado; a ética da autenticidade
e a ética da solidariedade. A escolha desta feira como objeto de análise deve-se ao
fato de esta iniciativa propor um modelo de consumo alternativo, chamado de
consumo solidário. Em relação aos procedimentos metodológicos o estudo se
baseia na abordagem qualitativa, se utilizando de técnicas da observação
participante e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os consumidores da
feira, bem como análises dos materiais e cartilhas de divulgação das propostas em
torno do consumo solidário. Os dados foram analisados a partir da técnica de
análise de conteúdo de tipo categorial (não apriorística).