Mostrar registro simples

dc.creatorTorres, Carla Simone Doyle
dc.date.accessioned2008-05-07
dc.date.available2008-05-07
dc.date.issued2008-02-18
dc.identifier.citationTORRES, Carla Simone Doyle. Audiovisual informative speech: produced senses in news enunciation. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6287
dc.description.abstractBrazil, everyday in our houses, represented by a language that conjugates the power of speech of authority instituted to the nearly undisputed power of images. But how are these printed truths produced and sustained in each new edition of a nationwide television newscast? In order to clarify fundamental aspects of textual strategies which show a relation of enunciative instance with the audiovisual informative texts, as well as the resulting effects of this manipulation, theoreticalmethodological categories based on the detailing of the effects of enunciation and reality were elected. The theoretical-methodological contribution includes authors such as Foucault, Charaudeau, Verón, Vilches, Mouillaud, Maingueneau, Peruzzolo, Fausto Neto, Duarte and Becker. Allied to the theoretical categories, we also have, duly detailed, the empirical journalistic structures present in the corpus formed by editions of Jornal da Band and Jornal Nacional. The objective is to detect the circulating senses in two of the most important television newscasts of the country. Without any intention of comparison between the referred informative products, this characteristic collaborates as a methodological tool for observation of the possible diversity of angulations and speech data treatments of daily life under the media holophotes. Among the main results is the most frequent subjective enunciative deepening in Jornal da Band, as well as a more pronounced tendency to the objectification of the informative texts.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTelejornalpor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectEnunciaçãopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectNewscasteng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectEnunciationeng
dc.subjectStrategieseng
dc.subjectSenseeng
dc.titleDiscurso informativo audiovisual: sentidos engendrados na enunciação telejornalísticapor
dc.title.alternativeAudiovisual informative speech: produced senses in news enunciationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Brasil, todos os dias, em nossas casas. Representado por uma linguagem que conjuga a força da voz da autoridade instituída à força quase incontestável das imagens. Mas como são produzidas e sustentadas essas verdades estampadas a cada nova edição de um telejornal de alcance nacional? Para destrinchar aspectos fundamentais das estratégias textuais que mostram a relação da instância enunciativa com os textos informativos audiovisuais, assim como os efeitos resultantes dessa manipulação, foram eleitas categorias teórico-metodológicas baseadas no detalhamento dos efeitos de enunciação e de realidade. O aporte teórico-metodológico conta com autores como Foucault, Charaudeau, Verón, Vilches, Mouillaud, Maingueneau, Peruzzolo, Fausto Neto, Duarte e Becker. Aliadas às categorias teóricas, temos também, devidamente detalhadas, as estruturas empíricas telejornalísticas presentes no corpus formado por edições de Jornal da Band e Jornal Nacional.O objetivo é detectar os sentidos circulantes em dois dos maiores telejornais do país. Sem intenção última de comparação entre os referidos produtos informativos, essa característica colabora como ferramenta metodológica para a observação da diversidade possível de angulações e tratamentos discursivos de dados da vida cotidiana sob os holofotes midiáticos. Entre os principais resultados, estão o mais freqüente aprofundamento enunciativo subjetivo em Jornal da Band, assim como uma tendência mais pronunciada em Jornal Nacional à objetivização dos textos informativos.por
dc.contributor.advisor1Peruzzolo, Adair Caetano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4460592682333218por
dc.contributor.referee1Fausto Neto, Antonio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6946599956105105por
dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Rocha da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6382569996199325por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9054097196262088por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples