Discurso informativo audiovisual: sentidos engendrados na enunciação telejornalística
Resumo
O Brasil, todos os dias, em nossas casas. Representado por uma linguagem que conjuga a força da voz da autoridade instituída à força quase incontestável das imagens. Mas como são produzidas e sustentadas essas verdades estampadas a
cada nova edição de um telejornal de alcance nacional? Para destrinchar aspectos fundamentais das estratégias textuais que mostram a relação da instância enunciativa com os textos informativos audiovisuais, assim como os efeitos
resultantes dessa manipulação, foram eleitas categorias teórico-metodológicas baseadas no detalhamento dos efeitos de enunciação e de realidade. O aporte teórico-metodológico conta com autores como Foucault, Charaudeau, Verón,
Vilches, Mouillaud, Maingueneau, Peruzzolo, Fausto Neto, Duarte e Becker. Aliadas às categorias teóricas, temos também, devidamente detalhadas, as estruturas empíricas telejornalísticas presentes no corpus formado por edições de
Jornal da Band e Jornal Nacional.O objetivo é detectar os sentidos circulantes em dois dos maiores telejornais do país. Sem intenção última de comparação entre os referidos produtos informativos, essa característica colabora como ferramenta metodológica para a observação da diversidade possível de angulações e tratamentos discursivos de dados da vida cotidiana sob os holofotes midiáticos. Entre os principais resultados, estão o mais freqüente aprofundamento enunciativo subjetivo em Jornal da Band, assim como uma tendência mais pronunciada em Jornal Nacional à objetivização dos textos informativos.