Gestão escolar democrática e a formação continuada dos professores
Abstract
A presente pesquisa objetiva investigar como acontece a formação continuada dos profissionais da educação no espaço escolar e como são destinadas as horas de planejamento num processo de gestão escolar democrática, compreendendo quais os procedimentos e estratégias utilizadas pela escola e seus profissionais na organização da proposta de formação continuada e como acontece a gestão escolar, principalmente no que diz respeito ao papel do gestor escolar e gestão democrática. Nesta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, os sujeitos são a equipe diretiva e professores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e EJA, localizada na Região Celeiro do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A investigação esta baseada na coleta de dados através de questionários no espaço educacional da referida escola. Foi possível compreender com a pesquisa a importância dos espaços coletivos na escola para a construção de projetos formativos que atendam as necessidades do professor como profissional crítico-reflexivo. Concluiu-se que a escola constitui-se um lócus privilegiado de formação docente quando as ações de formação estão assentadas na concepção do protagonismo dos professores e coordenadores pedagógicos e na autonomia do projeto pedagógico.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]