Entre auxílio e participação: o que se esconde por trás?
Abstract
A pesquisa reflete sobre a relação da escola com a família sob o pano de fundo da gestão democrática. O estudo teve como objetivo analisar o grau de alcance da participação da família na escola, tomando como fio condutor a perspectiva da gestão democrática. Como problema de pesquisa, questiona: como a escola mobiliza a comunidade para participar da gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise reflexiva do universo pesquisado apontou que a escola mobiliza a comunidade, convidando-a a participar de sua dinâmica para arrecadar fundos, em virtude das tantas demandas que a escola precisa dar conta e dos poucos recursos públicos que recebe por parte do Estado. De posse dessas informações, avalia-se que o grau de alcance da participação da família na escola ocorre pelo viés da ajuda e da colaboração, concentrando-se, assim, em questões de ordem mais financeira. A luz dos aportes teóricos referendados, a pesquisa sinalizou que a redução da participação da comunidade na arrecadação de recursos para sustentar financeiramente a escola reafirma a lógica privatista da educação, tal como deseja o neoliberalismo. Tal cenário aponta para a necessidade de democratizar o debate com a comunidade para suscitar essa lógica - historicamente adormecida da sociedade -, a fim de germinar nas novas gerações o clamor de luta pelos direitos sociais, inclusive o da educação, assegurado por lei. O esforço se volta no sentido de ampliar a compreensão de que a participação da comunidade vai além de auxílios, o que possibilita desmistificar a lógica privatista na educação, contestando o que realmente está por trás desse tipo de política pública.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]