O movimento promocional no telejornalismo: estratégias discursivas da RBS TV no Jornal do Almoço
Resumo
Embora a informação seja a tônica do telejornalismo, a promoção permeia sua
construção nos mais variados níveis, fruto de lógicas comerciais que orientam o
planejamento de telejornais na produção de efeitos de sentido. A partir disso, a
problemática desta pesquisa recai nas estratégias empregadas pelas emissoras
na produção de conteúdos telejornalísticos caracterizados pela relação entre o
discurso informacional e o discurso promocional. Assim, a investigação busca
analisar estratégias discursivas que proporcionam a articulação entre informação
e promoção inseridas nas narrativas de telejornais. Para tanto, o marco teórico
considera como pressupostos o contexto comunicativo televisual brasileiro, o
movimento promocional televisivo e as estratégias discursivas de telejornais. O
corpus de análise envolve as emissoras filiadas da RBS TV RS, em intervalo de
tempo de dezoito meses entre 2010-2011, restando selecionadas em função da
produção local de edições especiais de aniversário da emissora no telejornal
Jornal do Almoço, priorizando aquelas que dedicaram blocos inteiros à passagem
da data. Neste estudo, em que importa uma investigação da produção midiática
televisual, a concepção da semiótica discursiva é atualizada e expandida para dar
conta do desafio de estudar as deliberações e as metas, tomadas pelos sujeitos
enunciadores, concernentes à forma de contar uma narrativa telejornalística que
articula o informacional com o promocional. A escolha do corpus está justificada
nas peculiaridades das emissoras filiadas que precisam operar com curto espaço
destinado à produção local, subordinação à produção da cabeça de rede e
engessamento do formato. O exame de edições especiais de aniversário do
telejornal Jornal do Almoço nos mercados locais comprova que, nessas ocasiões,
cada equipe conta com mais liberdade na enunciação do programa com vistas à
maior aproximação com o público da sua região. A razão disso passa pela
necessidade da RBS TV de reforçar sua posição de líder de audiência nos
mercados em que atua, tendo a autorreferencialidade como estratégia discursiva.