O líder em Exame: o enquadramento da liderança na mídia de negócios
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2014-02-28Metadatos
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Uma vasta e crescente literatura sobre estudos de enquadramento surgiu nas últimas
décadas e o conceito tem ganhado proeminência no campo da comunicação. Análises
recentes, porém, têm apontado duas críticas principais que essa corrente de estudos tem
recebido: uma certa indefinição ou multiplicidade conceitual e uma carência de
sistematização metodológica entre as pesquisas. Este trabalhou buscou contribuir para a
solução desta problemática fazendo um resgate histórico das pesquisas sobre
enquadramento e reunindo os avanços que diferentes investigações trouxeram no que diz
respeito tanto ao aspecto teórico quanto à sua aplicação empírica. Para atingir esse escopo,
além da revisão bibliográfica e análise da evolução das pesquisas, aplicou-se uma proposta
de operacionalização do conceito a um caso empírico, analisando as mudanças no
enquadramento jornalístico em pautas sobre liderança publicadas na revista Exame de 1970
a 2012. Adaptando a metodologia de análise indireta de enquadramento para a mídia de
negócios, investigou-se como o enquadramento da liderança se modificou ao longo de 42
anos da revista. Foram analisadas 92 matérias, selecionadas em 7 anos de publicação,
identificando-se seis enquadramentos do líder: empresários fundadores, executivos de
carreira, sucessores herdeiros, pratas da casa, empreendedores principiantes e líderes do
segundo escalão. A pesquisa também constatou mudanças nas prevalências desses
enquadramentos ao longo dos anos a partir de novas estratégias editorias adotadas pela
publicação. Pode-se concluir também que, nas matérias analisadas, a figura do líder tem
papel central, sendo apresentado como o principal responsável pelo curso dos
acontecimentos empresariais. Ao apresentar o líder, inserido em uma temática
organizacional, Exame descreve o seu modo de atuação e como o contexto em que está
inserido influencia a condução da sua equipe. A publicação também apresenta, através de
diferentes dispositivos simbólicos, os traços de personalidade e características do líder,
seus estilos de comportamento, fatores contingenciais e situacionais que influenciam a sua
ação, e como o líder também passa a ser agente e promotor de valores e significados nos
contextos empresariais.