O comunitário presente na TV Santa Maria: análise a partir das estratégias comunicacionais de produção televisiva
Abstract
Este trabalho se propõe a realizar uma análise das estratégias comunicacionais de uma TV comunitária, buscando a identificação do comunitário que se faz presente na TV Santa Maria, visto ser um canal que é comunitário, porém limitado à transmissão dentro do sistema a cabo de difusão televisiva. Ao considerarmos a especificidade das TVs comunitárias brasileiras, que hoje se encontram restritas à existência nesse sistema de acesso pago, entendemos ser necessário um maior aprofundamento sobre a configuração dessa comunicação, o que levou a proposição da seguinte problemática: como o comunitário se faz presente na TV Santa Maria? Para responder ao questionamento levantado é que o estudo tem por objetivo geral analisar como o comunitário se faz presente na TV Santa Maria a partir das estratégias comunicacionais de gestão e de programação televisiva. Para isso buscou-se, como objetivos específicos, mapear a grade de programação da TV Santa Maria no ano de 2012 e 2013; identificar as estratégias comunicacionais presentes no canal comunitário e, ao final, entender a importância da presença do comunitário da TV Santa Maria no contexto local. A revisão teórica iniciou com o conceito de comunidade, participação comunitária e comunicação comunitária. Ainda buscou contextualizar a história dos veículos de comunicação comunitária e o papel ocupado pelas comunidades e o comunitário na mídia. Para finalizar a parte teórica da pesquisa, propomos um olhar sobre as estratégias comunicacionais que se fazem necessárias no desenvolvimento de projetos nessa concepção. Na metodologia, como pesquisa qualitativa, utilizou-se do método de estudo de caso. A análise do corpus empírico, formado por 28 edições de programas da grade da emissora foi realizada através da analise textual de material audiovisual, complementada pelas entrevistas em profundidade e análise documental. O método possibilitou a identificação da composição da grade de programação da TV, assim como o conhecimento dos gestores do canal comunitário. A partir da análise empreendida no material coletado, observou-se que a TV comunitária, instalada na cidade de Santa Maria, presta-se ao papel de ser veículo alternativo à mídia hegemônica, fomentador da cultura e do esporte local, procedendo a coberturas de fatos relevantes para a comunidade. Nesse sentido, em função da programação, das entrevistas e dos documentos analisados, o que podemos considerar é que o comunitário se faz presente na TV Santa Maria a partir dos diferentes espaços que se abrem para os artistas desconhecidos, para a cobertura do futebol amador e profissional, para as entrevistas com a população, para os espaços de apoio cultural das pequenas empresas, mas principalmente na veiculação de grade de programação variada e temática ampla, com foco nos acontecimentos locais.