Mobilização social no Facebook: conectando solidariedade e justiça no caso da Boate Kiss
Resumo
A pesquisa leva em conta a penetrabilidade das tecnologias da informação e da comunicação em todas as esferas da atividade humana e a configuração da lógica de redes como central para a organização social contemporânea. Nesse contexto, o estudo tem como foco o fenômeno comunicacional das redes sociais online para mobilização social no caso da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria - RS. Assim, construímos nosso problema de pesquisa que identidades coletivas e sentimentos foram acionados no Facebook para mobilizações sociais em torno da tragédia da Boate Kiss? Portanto, o objetivo principal da pesquisa é investigar as identidades coletivas e sentimentos acionados via redes sociais online, de modo a identificar o papel das redes sociais online para a organização das mobilizações em rede. Desse objetivo geral decorrem os específicos: identificar os sentimentos geradores destas mobilizações e possíveis implicações na construção de identidades coletivas; investigar como foi esta organização, quais os conflitos existentes e como as ações foram efetivadas por estes coletivos. Para alcançar nossos objetivos utilizamos como metodologia um estudo de caso, a partir de observações online e offline. Os dados que compõem o recorte do estudo foram coletados por meio de observações online e offline e de entrevistas semi-estruturadas com sujeitos participantes de duas mobilizações no espaço urbano de Santa Maria e oriundas de três eventos criados no Facebook em decorrência do incêndio: a Caminhada da Paz (organizada a partir dos eventos do Facebook Caminhada do Luto e Caminhada da Paz) e o Protesto por Justiça (organizado pelo evento Protesto por Justiça).Como marco teórico buscamos as reflexões de pesquisadores de movimentos sociais, movimentos em rede, mobilizações sociais e redes sociais como Touraine (2009), Castells (2012), Toro (1996) e Recuero (2009). Como resultados, percebemos que sujeitos formaram redes para mobilizar ações através da rede social online Facebook, promover voluntariado, reunir informações e fomentar debates sobre a responsabilidade do incêndio. As mobilizações analisadas foram baseadas principalmente pelos sentimentos de solidariedade e indignação. Em suma, organizaram redes de comunicação, partilhando afetos, debatendo posicionamentos contrários e unindo-se para superação da dor em forma de ações de mobilização social.