A educação ambiental como transformador social
Resumen
A Educação Ambiental (EA) foi por muito tempo trabalhada de forma desconectada da realidade humana como se o homem não fizesse parte da natureza e não fosse responsável por diversas transformações no espaço. O tema da sustentabilidade e EA confrontam-se com o paradigma da sociedade de risco. Isto implica a necessidade de multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação em uma perspectiva integradora. Para tanto, este trabalho objetiva desenvolver uma análise da Educação Ambiental e a percepção da mesma por jovens e adultos, do ensino médio, da Escola Estadual de Educação Básica Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande. A pesquisa participante busca a promoção de ações de educação ambiental, através da realização de oficina de papel reciclado, sabão caseiro, horta agroecológica, composteira e reciclagem. A análise qualitativa consiste na percepção ambiental do grupo estudado através de dados coletados por diagnóstico socioambiental. Ao final deste trabalho conclui-se que o indivíduo independente de sua classe social, idade ou cultura necessita estar informado sobre o que é a Educação Ambiental, pois assim é inserido na temática, sendo um agente capaz de multiplicar ensinamentos, transformando a sua realidade e da comunidade que está inserida. As expressões individuais da pesquisa demarcam um processo de sensibilização e inquietação para a problemática ambiental.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]