Brasileirinhos: análise da representação midiática de jogadores de futebol
Abstract
Este trabalho trata sobre a construção midiática da identidade de jogadores de futebol. Indagamos como o programa televisivo Esporte Espetacular na série de vídeos Brasileirinhos representa elementos de identidade nacional brasileira. Tendo como objetivo principal analisar de que maneira esta identidade está presente na representação dos jogadores de futebol na série Brasileirinhos. São objetivos específicos da pesquisa: analisar como a mídia televisiva, especialmente o programa Esporte Espetacular, da TV Globo, retrata os jogadores de futebol na série Brasileirinhos; identificar os elementos de identidade nacional representados pelo programa; e, realizar levantamento dos trabalhos existentes acerca desta temática. O aporte teórico provém dos conceitos de identidade, a partir de autores como Hall (1999) e Castells (2000), Woodward (1999) e Anderson (1989) e os brasileiros DaMatta (1994), Holanda (1978) e Freyre (2001). Apresentam-se também as abordagens sobre representações midiáticas no esporte, sistematizadas em quatro categorias: o Mito, o Herói, o Ídolo e a Celebridade, principalmente a partir de Helal (2003) e de Giglio (2007). Utiliza-se a metodologia da Análise Textual de Casetti e Chio (1999) para análise do corpus de dois vídeos selecionados. Como resultados, pode-se perceber que alguns elementos de identidade nacional que foram construídos ao longo do tempo seguem sendo reforçados pela mídia. É possível relacionar a maneira como o roteiro é seguido a partir da condição representacional de Mito para Dedé e de Ídolo, Herói e Celebridade para Neymar. Em um primeiro momento é possível confirmar que algumas relações e comportamentos da sociedade brasileira, abordadas pelos autores, ainda estão presentes e podem ser observadas no vídeo, como o apadrinhamento. Outras, como o sistema patriarcal ou a manutenção do futebol-arte, são construídas pelo programa.