Análise cultural do telejornalismo local: representação e identidade na RBS TV Santa Rosa
Abstract
A dissertação tem como proposta realizar uma análise cultural do Jornal do Almoço da RBS TV Santa Rosa, emissora localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e cujo funcionamento teve início em 1992. Os aportes teóricos e metodológicos buscaram-se nos estudos culturais britânicos e suas definições de cultura como modos de vida. Com base no circuito da cultura de Paul Du Gay et al. (1999), do qual nos valemos para alicerçar nossa proposta metodológica, torna-se possível compreender a circularidade da cultura que caracteriza o telejornalismo regional e analisar a representação e a identidade regional na RBS TV Santa Rosa. Como análise descritiva procuramos contemplar as instâncias da produção, regulação e consumo. O detalhamento da produção contempla a análise de conteúdo e análise textual de cada uma das edições selecionadas para esta etapa da pesquisa; como eixos reguladores temos as normas que caracterizam a RBS TV e o próprio Jornal do Almoço; e para a análise do consumo trazemos os resultados da pesquisa realizada com a audiência do telejornal. Na análise interpretativa do corpus, nos detemos nos eixos da identidade e da representação, compreendida a partir do contexto enunciativo fundamentado por meio da ficha técnica documental. Pela análise, podemos afirmar que o Jornal do Almoço prega a aproximação de uma identidade regional, a partir do reconhecimento de uma proximidade geográfica com a informação, com os temas divulgados, com os jornalistas que produzem o telejornal. Contudo, as identidades individuais ou de grupos ainda não estão ali representadas de forma a caracterizar a região e os seus 69 municípios.